• frentecomumsite

Carta Aberta ao Primeiro Ministro

A ADSE é o mais abrangente e importante subsistema complementar de saúde do nosso país.


"A ADSE é o mais abrangente e importante subsistema complementar de saúde do nosso país. Tem mais de um milhão e duzentos mil beneficiários e mais de seiscentos milhões de euros anuais de receitas de quotização dos seus beneficiários titulares ".

Carta aberta ao primeiro ministro


A ADSE é o mais abrangente e importante subsistema complementar de saúde do nosso país. Tem mais de um milhão e duzentos mil beneficiários e mais de seiscentos milhões de euros anuais de receitas de quotização dos seus beneficiários titulares.


Criada em 1963 visando a promoção gradual de assistência na doença aos trabalhadores da administração pública constitui, desde então, um direito inalienável destes trabalhadores e uma responsabilidade social do estado para com a saúde dos seus trabalhadores.


Sistema solidário pois independentemente do valor que cada um desconta, gozam todos dos mesmos direitos, não havendo limitações de acesso por limite de idade ou de doenças pré-existentes. Não havendo limitações de atos médicos ou plafonamento nas despesas.


A ADSE não é um privilégio dos trabalhadores e aposentados da administração pública, pois estes financiam o subsistema quase a 100% incluindo a totalidade dos custos do instituto público. Todos os beneficiários titulares da ADSE (exceto os que têm pensões inferiores ao salario mínimo) descontam 3,5% do seu salário ou pensão, durante 14 meses por ano.






Continuar a ler o documento





0 visualização

Avenida Engenheiro Arantes e Oliveira, Nº3, 1ªA - 1900-221 Lisboa

Telefone : 21 317 2480 * Fax : 21 315 2820 /  21 317 2489

  • Ícone do Facebook Branco